terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Deputado Estadual Fred Costa (PHS) irá a Brasília fazer pressão para uma resposta definitiva do Ministro das Cidades referente ao PAC da Mobilidade para BH, Contagem e Betim

A espera enfim terminou. Na última década os mineiros chegaram à conclusão unânime de que a única salvação para o trânsito caótico de Belo Horizonte não seria outra, senão a modernização e uma ampliação considerável do seu modesto metrô. As promessas de que os investimentos para a continuidade das obras seriam fornecidos pelo governo federal, só não são mais numerosas do que as frustrações do mineiro, que não vê um centavo destinado ao metrô há 10 anos. Agora, essa questão chega ao limiar do prazo para uma resposta, que deve ser dada pelo Ministro das Cidades na primeira quinzena de setembro. A maratona final de embates políticos pela causa será travada em Brasília.

A pedido do deputado estadual Fred Costa (PHS), presidente da Frente Pró-Metrô, o deputado federal Diego Andrade (PR) agendou reunião no Ministério das Cidades para o dia 23 de agosto. A frente comparecerá em peso. Já em setembro, Fred Costa entregará pessoalmente à presidente Dilma Rousseff uma lista assinada por, pelo menos, 100 mil mineiros, cansados do descaso federal para com a mais urgente prioridade do Estado e ainda haverá audiência pública sobre a expansão do metrô na capital federal.


Campanha “Eu quero metrô”
A campanha “Eu quero metrô” foi lançada em 29 de junho, para que os investimentos do PAC da Mobilidade Urbana sejam disponibilizados à ampliação e modernização da rede metroviária de Belo Horizonte. A menos de um mês da resposta definitiva, que deve ser dada pelo Ministro das Cidades na primeira quinzena de setembro, o deputado estadual Fred Costa (PHS), presidente da Frente Parlamentar “Pró-Metrô”, pretende angariar 100 mil assinaturas, que serão apresentadas à presidenta Dilma Rousselff.


Compromissos
Após reunião com o prefeito de Belo Horizonte, em 27 de julho, o deputado Fred Costa se encontrou na semana seguinte com o governador Antonio Anastasia (PSDB). O Estado confirmou que entrará com uma contrapartida de mais de R$ 1 bilhão, para que grande parte do projeto já possa ser viabilizado. Sendo R$ 380 milhões via BNDES e R$ 1,2 bilhão por meio de parceria público-privado. Somento no mês de julho, a Frente Pró-Metrô se reuniu com metroviários no SindiMetro e com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Belo Horizonte. Para setembro, está prevista a realização de audiência pública na Câmara de Deputados, em Brasília, já solicitada pelo deputado federal Diego Andrade (PR).


Mobilização
Além das redes sociais, a população já está sendo acionada também nas ruas. Em três dias no Barreiro, região que deverá ser a primeira privilegiada com as obras de expansão do metrô, a recepção dos moradores foi bastante positiva. Mais de 700 carros e motos adesivados; centenas de assinaturas coletadas; além de mais de 10 mil panfletos distribuídos. Para aderir à campanha em prol da expansão e modernização do metrô, acesse o site www.euquerometro.com.br e assine. Embarque nessa Ideia!


Histórico
Em 2009, o Ministério das Cidades anunciou investimento de R$ 18 bilhões, que seriam destinados à infraestrutura de trânsito em regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes. Belo Horizonte, Contagem e Betim, liderados pelo governo do Estado, fizeram um consórcio e apresentaram proposta de R$ 2,4 bilhões de auxílio à ampliação e modernização do metrô e obras de mobilidade. As obras do metrô tiveram início em 1982, e quase 30 anos depois ainda estão incompletas. A Linha 1, de apenas 28,2 km e a única iniciada atende diariamente apenas 5% da população de Belo Horizonte e de Contagem. Com a implementação das linhas 2 (Barreiro/Calafate) e 3 (Pampulha/Savassi), o metrô passaria a atendera mais de 800 mil pessoas por dia, um número quatro vezes maior do que o atual.

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