domingo, 15 de maio de 2011

Prefeitura promove semana em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura com “Colóquio 13 de Maio”


Prefeitura promove semana em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura com “Colóquio 13 de Maio”A prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para Juventude, promove a semana de comemoração em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura com o “Colóquio 13 de Maio”.
Segundo Paula Regina Nunes Costa, chefe do departamento de Igualdade Racial, a Secretaria de Cultura possui uma seção de igualdade racial que sempre discute sobre o dia 13 de maio. “Colóquio quer dizer discussão, e é isso que faremos na próxima semana. Discutiremos e comentaremos sobre a igualdade racial. A cultura popular dos negros e índios influencia a vida na sociedade. Por isso escolhemos como tema “Colóquio 13 de maio” para esta semana de comemoração”, disse.
Paula disse que a prefeitura está preparando uma programação especial. A abertura acontecerá no dia 09 de maio às 14h na Casa Ziraldo, com a exposição “A escravidão no Brasil e as leis abolicionistas”, juntamente com o acervo do Grupo Fossílis.
Nos dias 10, 11 e 12 haverá, na Secretária de Cultura, Esporte. Lazer e Políticas para a Juventude, localizada na Praça Estação, palestras com o tema; “ Um novo olhar sobre o dia 13 de maio”. “A palestra é importante para termos novas perspectivas sobre o papel do negro na sociedade e o sobre movimento abolicionista”, disse Paula.
Já no dia 13, sexta-feira, as 19 horas, haverá apresentações culturais, no calçadão da Rua Miguel de Castro, com roda de capoeira dos grupos Beriba Minas e Raíz do Brasil. E, as 20 horas,  “Cinema na Praça especial”, com o filme “Vista Minha Pele”. “O filme conta uma história às avessas, que é uma história de uma menina branca que quer viver como negra”, informou chefe do departamento de Igualdade Racial.
Fechando a semana de comemorações, no dia 15 de maio o Grupo São Benedito Afro-brasileiro, em parceria com a prefeitura, promovem uma missa às 19h na igreja Santo Antônio com bispo dom José Maria Pires.
A prefeitura convida a toda população para participar da programação, e a discutir sobre a igualdade racial.
                         Fonte: Departamento de comunicação da prefeitura de caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário