A prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para Juventude, promove a semana de comemoração em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura com o “Colóquio 13 de Maio”.
Segundo Paula Regina Nunes Costa, chefe do departamento de Igualdade Racial, a Secretaria de Cultura possui uma seção de igualdade racial que sempre discute sobre o dia 13 de maio. “Colóquio quer dizer discussão, e é isso que faremos na próxima semana. Discutiremos e comentaremos sobre a igualdade racial. A cultura popular dos negros e índios influencia a vida na sociedade. Por isso escolhemos como tema “Colóquio 13 de maio” para esta semana de comemoração”, disse.
Paula disse que a prefeitura está preparando uma programação especial. A abertura acontecerá no dia 09 de maio às 14h na Casa Ziraldo, com a exposição “A escravidão no Brasil e as leis abolicionistas”, juntamente com o acervo do Grupo Fossílis.
Nos dias 10, 11 e 12 haverá, na Secretária de Cultura, Esporte. Lazer e Políticas para a Juventude, localizada na Praça Estação, palestras com o tema; “ Um novo olhar sobre o dia 13 de maio”. “A palestra é importante para termos novas perspectivas sobre o papel do negro na sociedade e o sobre movimento abolicionista”, disse Paula.
Já no dia 13, sexta-feira, as 19 horas, haverá apresentações culturais, no calçadão da Rua Miguel de Castro, com roda de capoeira dos grupos Beriba Minas e Raíz do Brasil. E, as 20 horas, “Cinema na Praça especial”, com o filme “Vista Minha Pele”. “O filme conta uma história às avessas, que é uma história de uma menina branca que quer viver como negra”, informou chefe do departamento de Igualdade Racial.
Fechando a semana de comemorações, no dia 15 de maio o Grupo São Benedito Afro-brasileiro, em parceria com a prefeitura, promovem uma missa às 19h na igreja Santo Antônio com bispo dom José Maria Pires.
A prefeitura convida a toda população para participar da programação, e a discutir sobre a igualdade racial.
Fonte: Departamento de comunicação da prefeitura de caratinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário