.
No próximo domingo (15), o Grupo São Benedito Afro-brasileiro, grupo Ta no Sangue, de Inhapim e Grupo São José de Vargem Alegre, realiza em parceria com a prefeitura, uma reflexão sobre o Dia da Abolição da Escravatura. Na ocasião será realizada uma Missa Solene, às 19 horas, na Igreja Santo Antônio, com um dos maiores ícones da Pastoral Afro-brasileira, o Bispo Dom José Maria Pires.
Para a presidente do Grupo São Benedito em Caratinga, Giuliane Quintino Teixeira, o dia será de reflexão. “Trouxemos o primeiro bispo negro do Brasil, Dom José Maria Pires, para refletir conosco. Nós sempre celebramos a escravatura refletindo se realmente houve a Abolição da Escravatura, ou será que o negro foi simplesmente liberto sem condições de trabalho e cidadania? Celebraremos uma missa com ritmos afros, mas voltada dentro das tradições católicas” disse.
Segundo padre José de Fátima, criador dos grupos afro-brasileiros de Caratinga, Inhapim e Vargem Alegre, “o objetivo do evento é refletir sobre o que as pessoas aprendem, muitas vezes superficialmente em livros de história. É muito importante conscientizar cada um para que não haja mais preconceito, e para que os negros sejam inseridos na sociedade” afirmou padre José de Fátima.
De acordo com secretário de Cultura, Juarez Gomes de Sá, o momento de reflexão será muito importante. “O governo João Bosco, apoia e participa deste evento para que haja uma reflexão sobre a cultura negra. A Secretaria de Cultura foi criada por João Bosco, por entender ser necessário manter vivo o debate cultural. Durante toda a semana realizaremos exposições, palestras, cinema na praça especial, e apresentações culturais, fechando com chave de outro com a Missa Solene”, disse.
Após a missa haverá barraquinhas com comidas típicas e rodas de capoeira.
Fonte: Departamento de comunicação da prefeitura de Caratinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário