
A pedido do deputado estadual Fred Costa (PHS), presidente da Frente Pró-Metrô, o deputado federal Diego Andrade (PR) agendou reunião no Ministério das Cidades para o dia 23 de agosto. A frente comparecerá em peso. Já em setembro, Fred Costa entregará pessoalmente à presidente Dilma Rousseff uma lista assinada por, pelo menos, 100 mil mineiros, cansados do descaso federal para com a mais urgente prioridade do Estado e ainda haverá audiência pública sobre a expansão do metrô na capital federal.
Campanha “Eu quero metrô”
A campanha “Eu quero metrô” foi lançada em 29 de junho, para que os investimentos do PAC da Mobilidade Urbana sejam disponibilizados à ampliação e modernização da rede metroviária de Belo Horizonte. A menos de um mês da resposta definitiva, que deve ser dada pelo Ministro das Cidades na primeira quinzena de setembro, o deputado estadual Fred Costa (PHS), presidente da Frente Parlamentar “Pró-Metrô”, pretende angariar 100 mil assinaturas, que serão apresentadas à presidenta Dilma Rousselff.
Compromissos
Após reunião com o prefeito de Belo Horizonte, em 27 de julho, o deputado Fred Costa se encontrou na semana seguinte com o governador Antonio Anastasia (PSDB). O Estado confirmou que entrará com uma contrapartida de mais de R$ 1 bilhão, para que grande parte do projeto já possa ser viabilizado. Sendo R$ 380 milhões via BNDES e R$ 1,2 bilhão por meio de parceria público-privado. Somento no mês de julho, a Frente Pró-Metrô se reuniu com metroviários no SindiMetro e com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Belo Horizonte. Para setembro, está prevista a realização de audiência pública na Câmara de Deputados, em Brasília, já solicitada pelo deputado federal Diego Andrade (PR).
Mobilização
Além das redes sociais, a população já está sendo acionada também nas ruas. Em três dias no Barreiro, região que deverá ser a primeira privilegiada com as obras de expansão do metrô, a recepção dos moradores foi bastante positiva. Mais de 700 carros e motos adesivados; centenas de assinaturas coletadas; além de mais de 10 mil panfletos distribuídos. Para aderir à campanha em prol da expansão e modernização do metrô, acesse o site www.euquerometro.com.br e assine. Embarque nessa Ideia!
Histórico
Em 2009, o Ministério das Cidades anunciou investimento de R$ 18 bilhões, que seriam destinados à infraestrutura de trânsito em regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes. Belo Horizonte, Contagem e Betim, liderados pelo governo do Estado, fizeram um consórcio e apresentaram proposta de R$ 2,4 bilhões de auxílio à ampliação e modernização do metrô e obras de mobilidade. As obras do metrô tiveram início em 1982, e quase 30 anos depois ainda estão incompletas. A Linha 1, de apenas 28,2 km e a única iniciada atende diariamente apenas 5% da população de Belo Horizonte e de Contagem. Com a implementação das linhas 2 (Barreiro/Calafate) e 3 (Pampulha/Savassi), o metrô passaria a atendera mais de 800 mil pessoas por dia, um número quatro vezes maior do que o atual.
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